quinta-feira, 29 de novembro de 2012

4 anos...

... de uma vida mais rica. De uma descoberta maravilhosa que me vai acompanhar para sempre. Mesmo quando fechar os olhos, continuará a fazer parte da minha alma.
Faz hoje 4 anos que nasceu a minha primeira filha: a Joana. Um bebé muito desejado que veio fortalecer o nosso amor e deliciar-nos com a descoberta do que é ser mãe e pai. Com todas as doçuras e com todas as coisas que nos põem os cabelos em pé.
A Joana nasceu com pose pensativa e nestes 4 anos tem-se mostrado deveras pensadora com a sua perspicácia sempre aguçada. Não quero sofrer da síndroma de que a minha filha é a melhor, isto e aquilo. Sei que não. Mas delicio-me com a descoberta das suas descobertas. Com o jeito natural para a batotice nos jogos de memória, com a sua rapidez de respostas que nos deixam a conter uma gargalhada e a obrigar-nos a fazer um ar sério e a ter de lhe dar um sermão.
Sem dúvida que a nossa Joana é uma pirosa cor-de-rosa. Mais do que alguma vez imaginei que pudesse ser e sem grandes incentivos.
Hoje aos seus 4 anos, sente-se crescida e importante, apesar de continuar a adiar a retirada da chucha para dormir.
Hoje aos seus 4 anos acordou a meio da noite para ir para o quentinho da mãe e do pai, que não tem juntos todos os dias, e não se esqueceu de lembrar: "mãe, eu hoje faço anos tens de me dar os parabéns". Mal acordou de manhã fez questão de dizer o mesmo ao pai e em seguida correr para o quarto da avó e gritar: "Vóvota hoje é o nosso dia". Ao chegar à escola a preocupação manteve-se: "Pai, espero que os meninos estejam a preparar a minha festa".
Não saiu de casa sem a coroa que tanto pediu para exibir na cabeça e que pediu para ter no bolo de aniversário, que eu vou fazer... não sei muito bem como. Vou estrear-me na pasta de açúcar sem ter jeitinho nenhum. Mas é mesmo isto que os filhos nos fazem: impelem-nos a ultrapassar barreiras, a deixar um não de lado, a tentar e a conseguir porque mais valioso do que qualquer fortuna é o seu sorriso, o brilho nos seus olhos.
Quis o destino que nascesse no mesmo dia de anos da avó paterna e a ligação que têm enternece-me. A vóvota é o ponto de refúgio quando a mãe ralha e que ela escuta com atenção. É a cúmplice nas horas das brincadeiras e a fonte de riso quando a mesma se atrapalha: "mãe, a vóvota enganou-se".
Há 4 anos sabia que estava prestes a fazer uma grande descoberta. Sabia a grande e magnânime. Mas senti-la, de dia para dia, de ano para o ano, torna-se ainda mais avassalador. Um sorriso é um elixir. Uma dor uma facada no coração. Uma doença uma sensação de impotência. Todos os dias a vontade de proteger a nossa cria de tudo o que lhe possa fazer mal degladeia-se com a certeza de que é importante que aprendam sentimentos como a frustração, a negação, entre outros. Ser mãe é isto, mas é muito mais. Agora sinto isto duas vezes, porque sei que com a Leonor não será diferente.
À minha Joana agradeço-lhe os mimos e o facto de fazer de mim uma mãe melhor. Eu tenho de lhe ensinar valores e de a ajudar a formar-se, mas ela também me ensina muito. Sempre acreditei que os filhos nos trazem muito mais do que amor e realização e mais do que nunca sinto isso. Eu sou uma "mestre" para a sua vida, mas ela também o é para mim. Começou logo na gravidez, quando desde cedo me obrigou a ser uma pessoa menos stressada. E cada vez mais o faz quando me testa até ao limite e me obrigada a tentar arranjar um equilíbrio entre a paciência e a educação necessárias.
Tudo se resume a duas frases: A minha vida sem a Joana não teria este valor, esta importância, esta riqueza. A minha vida sem as minhas filhas seria um vazio.
Sempre quis ter filhos, mas longe de imaginar que me iriam enriquecer tanto e fazer tão feliz.
Lugar comum ou não, a verdade é mesmo essa: mais do que qualquer conta bancária as minhas filhas são a minha maior riqueza. O que tenho de mais puro. O que tenho de mais sincero.
Obrigada à minha Joana por me ter feito mãe.

2 comentários:

  1. Pronto, miúda, tinhas que me pôr a chorar. Um beijo muito grande para a Joana e um abraço apertado e sentido para ti.

    ResponderEliminar
  2. Que texto lindo. Parabéns para a tua filhota. Beijinhos.

    ResponderEliminar