terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Comunicação social ou Manipulação social?

Quando era mais jovem e sonhava com uma carreira no jornalismo de investigação, um jornalista já experiente ofereceu-me um livro que se intitulava "Comunicação Social - O Quinto Poder".
A verdade é que naquela altura ainda se vivia um outro jornalismo e muitos, como eu, ainda sonhadores, a utopia de um jornalismo isento e recto.
Toda esta história de Sócrates, as visitas e agora o advogado que passou a ser falador, são apenas e só pura manipulação da comunicação social, que na maioria dos casos, parece ter-se esquecido dos primórdios do jornalismo e anda sedenta de qualquer notícia e/ou declaração de alguém, por menos inconsistente ou disparatada que possa ser. Tudo serve para ser noticia.
Sócrates é um preso preventivo como tantos outros.
Se é ex-primeiro ministro então os jornalistas que tentem através das suas fontes saber até que ponto a Justiça tem provas para se fazer justiça.
Dispenso a especulação se o Guterres ou o Pinto da Costa o foram visitar e muito menos a notícia de que o advogado vai interpor a decisão da prisão em não o deixar dar mais entrevistas.
Isto é puro espectáculo para agitar as hostes.Mas do mau!
E a Comunicação Social vai atrás disto para garantir audiências com notícias destas.
Até a mais fraca das séries americanas que retrata a realidade judicial nos E.U.A. tem mais qualidade.
A quem tiver 40m aconselho um episódio da série News Room!

Sem comentários:

Enviar um comentário